Já está a funcionar, há alguns meses, a Escola Municipal de Música e Artes (EMMA) da Ribeira Grande de Santo Antão, com aulas de voz, teclado, sopro, percussão e cordas.
Prevê-se ainda aulas de iniciação para técnicos de estúdios de gravação, teatro, dança e novas áreas artísticas, mediante a procura.
Ter uma escola de música em Ribeira Grande sempre foi um sonho de muitos jovens deste concelho, que ao longo dos anos viu nascer vários talentos para a arte.
A EMMA é, pois, um despertar de um profundo desejo dos agentes culturais na materialização e criação de condições para que a escola de iniciação musical e artes fosse uma realidade no concelho.
A escola, que já está a funcionar no edifício do Centro Comercial na cidade de Povoação, passa a ministrar aulas com componentes teórica e prática em instrumentos musicais de cordas, sopro, percussão, voz, teclas, iniciação para técnicos de estúdios de gravação, teatro e dança.
A ideia é que, futuramente, a EMMA ministre aulas em novas áreas artísticas, mediante a procura, proporcionando aos alunos, segundo os responsáveis, uma aprendizagem de excelência com métodos inovadores, dotando-os de uma sólida e abrangente formação artística.
Para já as aulas acontecem na cidade da Povoação, mas a ideia é abrir polos dessa escola na cidade da Ponta do Sol e no vale da Ribeira Grande, como forma de potenciar as capacidades existentes no concelho.