O Rio Ave Futebol Clube publicou esta semana um vídeo nas suas redes sociais a destacar um adepto cabo-verdiano. No vídeo, com a duração de cinco minutos, o clube do primeiro escalão do futebol português deu a conhecer o jovem, Nilson Fernandes, que se assume como um dos maiores adeptos do clube em Cabo Verde.
Apesar de nunca ter estado em Portugal, Nilson Fernandes, considera-se um rio-avista de corpo e alma.
“Apartir do momento que eu ouvi falar o nome do Rio Ave na Antena 1, eu tinha 13 anos, eu simpatizei-me com este nome Rio Ave. Todos os domingo eu gravava os golos do Rio Ave. Ainda o Rio Ave jogava na segunda divisão. Eu acompanhava na Antena 1 e não sabia nem a cor da camisola”, começa por contar Nilson.
Através das redes sociais, Nilson acabou por estabelecer contacto com vários adeptos do clube. Graças a essa ligação com os adeptos em Portugal viria a receber vários presentes, como camisolas do clube e principalmente uma tv plasma, uma altura em que o jovem não tinha um aparelho em casa para seguir os jogos do clube do sue coração.
Actualmente Nilson Fernandes acompanha os jogos, quer na rádio linear, quer na Sporttv. Também é um dos administradores da página “Amor ao clube”, que fala sobre o Rio Ave. “É uma homenagem que tenho para com o clube e uma mani era que eu arranjei para homenagear o clube criando essa página”, diz.
O capitão da equipa de Vila do Conde, Taranti, é o ídolo de Nilson, conforme deixa transparecer. “O meu jogador preferido, o nosso mestre. Ele joga com alma, ele joga com coração. É rio-avista como eu e é um exemplo de jogador. Gostava muito de ter uma camisola autografada dele. Sou muito fã dele”.
Mesmo estando longe de Portugal, Nilson sente o carinho dos adeptos do Rio Ave e alimenta a esperança de um dia poder assistir a um jogo no estádio do clube.
“Gostava de um dia de estar perto mas, quem sabe um dia. Não ter ninguém para partilhar faz muita falta. Um dia vou realizar o meu sonho. Conhecer o Estádio, conhecer a malta toda e conhecer Vila do Conde, o meu maior sonho”, conclui.
Pelo Rio Ave já passaram jogadores cabo-verdianos, entre eles Heldon e Kuca e também o luso-caboverdiano, Ruben Semedo.