PUB

Covid-19

São Tomé e Príncipe: Exército apoia Polícia a manter a ordem em contexto de COVID-19

Pela segunda vez, o Presidente da República, Evaristo Carvalho na qualidade de Comandante supremo das Forças Armadas, autoriza o Exército a apoiar a Polícia no cumprimento das medidas de combate à COVID-19 em São Tomé e Príncipe. A medida vigorará até 15 de Junho corrente. Isto acontece numa altura em que aquele País Lusófono do Golfo da Guiné regista mais de 600 casos positivos acumulados da doença.

A actualidade são-tomense – escreve a RFI – é dominada pela autorização do Presidente da República para que dois pelotões das Forças Armadas entrem em cena para apoiar os polícias na manutenção da ordem pública, face à COVID-19 e no cumprimento da constituição e das leis, durante o Estado de Emergência.

Desde quarta feira, 10, os militares estão a actuar lado-a-lado com os polcias, numa altura em que o País conta com 611 casos acumulados da COVID-19 , 135 recuperados, 12 óbitos e mais de 400 pessoas em isolamento domiciliar.

E isto na sequência de um Decreto Presidencial instando o ministro da Defesa e Ordem Interna para que o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas disponibilizasse os efectivos militares.

O último Estado de Emergência, em vigor, termina a 15 de Junho corrente.

A Polícia tem tido alguma dificuldade na manutenção da Ordem Pública para o cumprimento das medidas sanitárias como refere o Comissário da Polícia Nacional, Eridson Trindade.

“Temos ainda algumas pessoas que continuam a desobedecer a essas mesmas regras, pondo em risco as suas próprias vidas e as respectivas comunidades, e as suas famílias”, lamenta Trindade

Alguns delegados distritais, como o médico Tomé Lima, responsável pela área de Saúde do Distrito de Lembá, no Norte da Ilha de São Tomé, a mais de 27 quilómetros da Cidade-Capital, disse que as pessoas só utilizam máscaras quando vêem a Polícia.

PUB

PUB

PUB

To Top