PUB

Covid-19

FCF nunca formalizou o cancelamento da época desportiva – presidente

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) nunca formalizou o cancelamento da época desportiva. A informação foi avançada pelo presidente do organismo, Mário Semedo, nesta segunda-feira (8), através de um conferência de imprensa, onde se fez acompanhar pelo seu vice-presidente, Inácio Carvalho.

Mário Semedo, aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas outras questões que têm vindo à ribalta, a propósito da temporada desportiva 2019/20.

“Nunca a FCF formalizou o cancelamento da época desportiva. Não impusemos, também, a retoma da prova, como se viu em alguma comunicação social. Não é a FCF que vai numa determinada associação regional dizer o que esta deve ou não fazer. Essa é uma competência de cada associação regional e não da FCF, pois tem o seu efeito jurídico. Se o fizermos será nulo”, esclareceu Mário Semedo que ainda acrescentou que é muito bom o relacionamento com as associações desportivas.

Este responsável disse que desde a pausa da época desportiva, devido a Covid-19, o organismo que preside esteve sempre em contacto com as associações regionais de futebol dando informações sobre os contactos com o governo, as entidades de saúde e até a FIFA.

De acordo com a resolução do governo, que diz que a partir de 15 de Agosto abriu-se a possibilidade da retoma das actividades desportivas, com excepção da ilha de Santiago, que será um mês depois. E foi neste sentido, que a FCF pediu as associações regionais para que junto dos clubes tomassem a melhor decisão relativamente a época desportiva. “Não foi uma imposição e nem deveria ser, por respeito à competência própria das Associações”.

Mário Semedo afirmou que não há polémica e não poderá haver, até porque o momento sanitário que o país vive exige ou deverá exigir de todos, paciência, tranquilidade e entendimento, pois o foco deve ser no combate ao vírus Covid-19. Diz ainda que o futebol está unido para que haja uma decisão sobre o final da época desportiva. Em jeito de conclusão deixou claro, a disponibilidade da FCF em organizar o campeonato nacional, que é uma prova da sua competência, caso exista tal possibilidade.

PUB

PUB

PUB

To Top