PUB

Covid-19

Santo Antão: ICCA alerta para novos casos de abuso e a exploração sexual de crianças

A responsável do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente em Santo Antão, Earcénia Nico, alertou que a ilha continua a registar casos de abuso sexual de menores, maus tratos e exploração de trabalho infantil.

Em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV), Earcénia Nico, disse que apesar de todo o trabalho feito, o ICCA tem recebido várias denúncias sobre casos de abuso sexual, maus tratos e negligência durante a pandemia.

Dentre estas denúncias a mesma diz que algumas são encaminhadas para o Ministério Público (MP), e outras são resolvidas pelo próprio ICCA.

É neste contexto que esta responsável apelou à atenção dos pais, encarregados da educação e da sociedade em geral para protegerem as crianças e adolescentes da ilha.

“Quando ficarem a saber de qualquer criança que esteja em situação de risco ou de vulnerabilidade, que denunciem. Temos a linha grátis do ICCA 800 10 20, temos o 132 ou então que dirigem à Esquadra Policial mais próxima ou à própria delegação do ICCA para denunciarem. Não é pelo facto de a criança não ser nossa que não devemos denunciar. Devemos ter em conta que as crianças são o futuro, são seres em transição e precisam de todo o nosso apoio, de toda a nossa protecção”.

De realçar que 4 de Junho, Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças, em Cabo Verde, foi instituído pelo parlamento cabo-verdiano a 31 de Maio de 2017, perante uma petição com 12.900 assinaturas.

PUB

PUB

PUB

To Top