Apesar das reservas iniciais quanto à utilização de Ibuprofeno no tratamento da COVID-19, a hipótese está agora a ser explorada por investigadores britânicos, que estão a tentar perceber se o medicamento pode ajudar doentes em internamento.
A equipa do Hospital “Guy e St. Thomas”, em Londres, e também do “King’s College”- de acordo com tvi24.iol.pt -, acredita que o medicamento, que é um anti-inflamatório e um analgésico, pode tratar dificuldades respiratórias. E tem a expectativa de que este tratamento de “baixo custo” possa manter os doentes fora dos ventiladores.
Nos ensaios clínicos, metade dos doentes vai receber, além dos habituais cuidados, um tratamento à base de Ibuprofeno.
Vai ser usada uma fórmula especial de Ibuprofeno, em vez da do medicamento à venda nas farmácias para o público em geral. Essa mesma fórmula especial já foi usada no tratamento de doenças como a Artrite.
De acordo com a BBC, estudos em animais sugerem que este medicamento pode tratar a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo – uma das complicações mais graves associada ao novo Coronavírus.
No início da Pandemia de COVID-19, havia preocupações relacionadas com a utilização do Ibuprofeno para tratar a doença.
No entanto, uma análise de vários especialistas concluiu que o medicamento pode até ajudar nos sintomas e diminuir a temperatura corporal. Mesmo assim, para sintomas leves, os especialistas aconselham os doentes a tomarem, primeiro, o Paracetamol.