PUB

Covid-19

Covid-19: Ginásios e academias reabrem a partir de 15 de Junho, menos em Santiago

Os ginásios e academias das ilhas de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Fogo e Brava reabrem a partir do dia 15 de Junho.

A ilha de Santiago terá de esperar até o dia 15 de Julho. Esta determinação faz parte das medidas de desconfinamento anunciadas pelo Ministério da Administração Interna.

Entretanto o seu funcionamento deverá observar as normas e orientações constantes do plano de contingência elaborado ou a elaborar pelos estabelecimentos.

Em quaisquer das circunstâncias a reabertura deverá obedecer a medidas de segurança excepcionais de protecção das pessoas e de restrição de utilização, assentes na gestão dos espaços, distanciamento físico e medidas de higiene.

Os estabelecimentos devem assegurar o distanciamento físico entre os utentes, reduzindo para tal a lotação dos espaços em 50% e limitar a entrada de pessoas nas suas instalações.

Devem fixar um tempo máximo de permanência de utentes nas suas instalações, que nunca deverá ultrapassar uma hora e definir horários específicos para pessoas de mais idade.

Nas aulas colectivas devem garantir uma área de 2×2 metros, por pessoa, com posições marcadas no chão e evitar dentro do possível exercícios de contacto;

Assegurar a limpeza e desinfecção dos equipamentos e, em especial, das superfícies tocadas (como as pegas) após a utilização por cada utente, com o equipamento de limpeza e desinfecção adequado.

Todos os itens comuns devem ser removidos se a desinfecção não for possível entre cada utilização pelos utentes.

As salas com máquinas de cardiofitness e de musculação só podem ter metade do número de utilizadores em relação ao número de máquinas, devendo as restantes serem retiradas ou vedada a sua utilização. Sempre que possível deve haver um intervalo nas aulas de grupo para arejar e permitir a limpeza e desinfecção dos espaços e equipamentos.

Os utentes devem ser desencorajados a utilizar os vestiários, sendo interdita a frequência de balneários para duche.

Os utentes devem ser instados a serem portadoras de toalhas de uso pessoal, as quais deverão usar em todos os equipamentos. Na recepção, devem marcar no chão as distâncias mínimas entre as pessoas, colocar protecções de acrílico ou vidro.

PUB

PUB

PUB

To Top