PUB

Covid-19

Covid-19: Depois de dois meses confinados, levantado estado de emergência em Santiago

O estado de emergência foi finalmente levantado na ilha de Santiago.

Desde as zero horas deste sábado,30 de Maio, que a população da ilha mais populosa do país, viu serem restituídos alguns dos seus direitos fundamentais.

Isto após dois meses seguidos de confinamento obrigatório, imposto pela pandemia da covid-19 que afecta o mundo e o país.

Santiago, devido ao facto da cidade da Praia, que alberga mais de 132 mil pessoas, ter sido decretada como o foco da pandemia no início do mês, devido à sucessão de casos diários, foi a última ilha em que foi levantado o estado de emergência no país.

A ilha passou por quatro estados de emergência consecutivos e enfrenta agora o desafio do desconfinamento parcial, aos poucos.

Esse desconfinamento já vinha acontecendo na última semana, com a retoma de vários serviços públicos e privados, obras de construção civil, empresas e até várias lojas que abriram portas na capital. Também desde segunda-feira passada, 25, que os transportes públicos na Praia foram retomados, ainda que apenas com 25 autocarros, e lotação reduzida para metade.

Desde dia 25 entrou em vigor também a obrigatoriedade de máscaras nos espaços públicos, de atendimento ao público e onde haja concentração de pessoas, incluindo empresas e serviços públicos e privados.

Conforme anunciado ontem publicamente pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, entre as novas medidas de desconfinamento está a retoma do transporte de passageiros por via marítima para a ilha da Boa Vista a partir do dia 01 de Junho.

Na mesma data será alargado o horário de funcionamento dos restaurantes, em todo o território nacional, actualmente fixado até às 21h.

Já as ligações marítimas para o transporte de passageiros com origem e destino em Santiago continuam suspensas até 30 de Junho, altura em que serão retomadas também as ligações aéreas inter-ilhas em todo o país, incluindo Santiago.

O primeiro-ministro anunciou ainda que os eventos culturais e desportivos, como festas, festivais e jogos nas diversas modalidades só serão retomados a 31 de Outubro.

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top