As igrejas católicas na região Santiago Norte retomaram a celebração da Missa, este final de semana, após o levantamento de algumas restrições impostas durante o Estado de Emergência, por causa pandemia da Covid-19.
O padre Adérito Rodrigues, Vigário Forâneo e Pároco de Nossa Senhora de Fátima (Assomada), avança que a nível da região Santiago Norte, todas as igrejas retomaram as celebrações aos Sábados e Domingos, mas respeitando todas as recomendações das autoridades sanitárias.
“As celebrações estão a ser feitas com 1/3 de capacidade das igrejas. E para assegurar o distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias foram colocadas marcas no chão que cada pessoa deve ocupar dentro das igrejas. As pessoas também devem trazer máscaras e desinfetantes”.
Conforme o padre Adérito, a missa deste domingo 17 de Maio, contou com a presença de agentes da polícia nacional que estiveram a averiguar se o cumprimento das medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias estava a ser cumprido.
“A missa decorreu dentro da normalidade. Isso porque as pessoas respeitaram as orientações passadas pela equipa colocada na porta da igreja”.
Padre Adérito avança ainda que até o final deste período de Estado de Emergência que vai até 29 de Maio, a nível da paróquia de Nossa Senhora de Fátima a missa vai ser celebrada na Igreja Matriz na cidade da Assomada e na capela de Santo André, nos Engenhos.
Paróquia da Santa Catarina com celebração em todas as capelanias
Na paróquia de Santa Catarina (Igreja de Baixo) em Cabeça Carreia também foi retomada a celebração, respeitando as recomendações das autoridades sanitárias, nomeadamente redução do número de pessoas em espaços fechados, distanciamento, uso de máscaras. A celebração deste domingo contou também com a presença da polícia.
A nível da Paróquia de Santa Catarina para além das celebrações da missa aos Sábados e Domingos, na Igreja Matriz (Igreja de Baixo) foi retomada celebração em todas as capelas.
Sábado à tarde na capelas de Ribeirão Manuel e Ribeira da Barca e aos Domingos nas capelanias de Volta Monte, em Achada da Lem, Serra Malagueta e em Figueira das Naus.