O Instituto do Património Cultural (IPC) lançou nesta terça-feira,5, a plataforma do Inventário Nacional do património Cultural no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Património Africano.
Segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, trata-se de um instrumento de gestão patrimonial que fornece bases para definição de políticas públicas com intuito de preservar e valorizar o legado histórico patrimonial que representa a identidade cultural e memória coletiva de um povo.
O projecto destina-se ao desenvolvimento de ações de preservação de monumentos, sítios e centros históricos, assim como a proteção de todo o legado patrimonial nacional, conforme a definição constante no Regime Jurídico do Património Cultural de Cabo Verde que começou a vigorar no passado dia 20 de Abril.
A realização do Inventário Nacional do Património Nacional implicou o levantamento patrimonial exaustivo no terreno, e estudo dos acervos arquivísticos e bibliográficos, em todos os municípios de Cabo Verde sendo que num total de mil e 100 bens inventariados, 648 já se encontram nas plataformas “devidamente georreferenciados, acompanhados dos dados históricos e patrimoniais”, segundo o IPC.
A plataforma do Inventário Nacional do Património Nacional pode ser consultado no (https://patrimonio.ipc.cv/).