A Cidade da Praia, actualmente o epicentro do coronavírus em Cabo Verde, já conta com cerca de 20 bairros com casos confirmados de coronavírus, segundo avançou ontem, em conferência de imprensa, o director dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto.
Os dados resultam da investigação epidemiológica em curso e, segundo Jorge Barreto, que considera que a doença já está “instalada” na capital, é provável que outros bairros entrem para a estatística, conforme avança a investigação.
O concelho registou ontem, mais 30 casos de coronavírus, sendo 29 novos e um referente a senhora da terceira idade que, entretanto, faleceu na passada sexta-feira.
Sete dos casos eram suspeitos em acompanhamento e que já apresentavam sintomas e 22 correspondem a contactos de casos confirmados.
No total, são 90 casos confirmados de coronavírus na Praia. Diante deste avanço do vírus na capital, o estado de emergência foi prorrogado, pelo Presidente da República, até o dia 14 de Maio.
A medida foi aprovada este sábado, 02, em sessão extraordinária do Parlamento e vigora por mais 12 dias, para as ilhas de Santiago e Boa Vista.
Cabo Verde regista até então 152 casos de coronavírus, sendo 93 em Santiago, 56 na Boa Vista e três em São Vicente. Dois doentes faleceram, um na Boa Vista e um em Santiago e 18 recuperaram da doença.