A equipa médica cubana para reforçar o apoio do país no combate à covid-19, no âmbito de uma cooperação tripartida entre Cabo Verde, Cuba e Luxemburgo, chegou na madrugada desta quinta-feira,23, à cidade da Praia.
Esta equipa médica, conforme explicou o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, é formada por médicos e enfermeiros epidemiologistas, com especialidade em medicina interna, geral e integral. Dos 33 especialistas cubanos, 13 médicos chegam para substituir outros que já estão no final do tempo de serviço nas diferentes ilhas do país. Os restantes 20 profissionais vão reforçar a capacidade das estruturas de Saúde da Praia, São Vicente e Boa Vista, no combate ao novo coronavírus.
“São médicos e enfermeiros. Há epidemiologistas, médicos com especialidade em medicina interna e medicina geral e integral que vão reforçar a nossa equipa. Fundamentalmente vão ficar na Praia, São Vicente e Boa Vista. Os que ficarem na Praia vão apoiar toda a zona sul e os que forem para São Vicente ficarão em stand by para as outras ilhas do Norte, tudo para podermos enfrentar a pandemia”, pormenorizou Artur Correia.
O diretor nacional de Saúde garantiu que os profissionais cubanos vão, primeiro, passar por um período de quarentena obrigatória e que só depois irão começar a trabalhar.
A recepção oficial dessa brigada médica cubana está marcada para as 12h00, no salão de banquetes da Assembleia Nacional, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.