PUB

Covid-19

COVID-19: Director do SPCD não descarta possibilidade de cordão sanitário na cidade da Praia

O director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, não descarta a possibilidade de vir a ser estabelecido um cordão sanitário na cidade da Praia. Entretanto tal medida depende fortemente do evoluir da situação da COVID-19 na capital do país.

Segundo dados avançados pela DNS, Cabo Verde registou até ontem 67 casos de infecção pela COVID-19. Desses, 14 foram registados na ilha de Santiago, sendo 13 na cidade da Praia.

Face a este facto, o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, na conferência de imprensa de ontem (20), informou que as autoridades sanitárias poderão tomar a decisão de estabelecer um cordão sanitário na cidade da Praia e não só, desde que a situação assim o justifique.

“Esta possibilidade vai sendo analisada de acordo com os casos que vão sendo confirmados. Se o Ministério da Saúde ou o governo entender que determinada zona ou determinada ilha ou determinada cidade ou localidade tenha que ser colocada em cordão sanitário, obviamente que a decisão será tomada”, disse Jorge Barreto.

Segundo este responsável, neste momento não há garantias de que colocar uma zona, cidade, concelho ou ilha em cordão sanitário iria abrandar a propagação da doença.

“A maioria dos casos confirmados são assintomáticos, portanto nós não sabemos qual é a proporção neste momento e sendo assim não se justifica neste momento fazer essa decisão, mas ela está em aberto para análise”, acrescenta.

PUB

PUB

PUB

To Top