PUB

Covid-19

Covid-19: autoridades ponderam isolar cidade da Praia

Mais de uma centena de pessoas estão em isolamento no decorrer da investigação epidemiológica dos últimos três casos positivos na Cidade da Praia, registados ontem e hoje.

Para o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, este cenário mostra que as pessoas não estão a cumprir as medidas de confinamento, já que o doente em causa possui contactos em várias localidades e em municípios diferentes, na ilha de Santiago.

Trata-se, pois, de uma situação de transmissão comunitária, já que não se conhece a origem da transmissão, o que eleva ainda mais o nível de alerta em Santiago e implica uma maior responsabilização por parte dos cidadãos, alerta Artur Correia.

Perante esta situação, o DNS diz que está em aberto isolar, ou não, a Cidade da Praia ou o bairro onde apareceu o caso positivo de ontem.

“Vai depender da dinâmica da epidemia nos próximos dias. Neste momento estamos concentrados em identificar todos os contactos”, garantiu.

Neste momento, 117 pessoas ligadas aos casos confirmados estão em quarentena domiciliar, para inquérito epidemiológico e testagem.

“A maioria são pessoas que não cumpriram o estado de emergência”.

Hoje foram registados mais cinco casos suspeitos no país, quatro na Boa Vista e um em Tarrafal de Santiago.

No tocante a amostras pendentes, estão um total de 37, dos quais 36 são na Praia e relacionadas com últimos casos positivos, e um em Santa Catarina, também de casos confirmados da Praia, mas que se deslocou ao concelho de Santa Catarina.

Das 10 amostras de São Vicente anunciadas ontem, oito foram negativas e duas vão ser repetidas, por insuficiência da qualidade das amostras.

Em quarentena domiciliar obrigatória estão 51 pessoas, das quais, 20 no Sal, quatro em São Nicolau e todos os casos negativos dos hotéis em Boa Vista.

PUB

PUB

PUB

To Top