“É preciso manter a serenidade, cumprir com maior rigor as regras de isolamento social e de proteção individual e confiar nos profissionais da saúde”, considerou o primeiro Ministro de Cabo Verde.
Ulisses Correia e Silva endereçava, esta manhã, palavras de encorajamento aos cidadãos de São Vicente, depois da ilha registar o seu primeiro caso positivo de coronavírus.
Recorde-se que São Vicente é neste momento a ilha de maior risco, tendo em conta “falhas” reconhecidas pelo hospital central, na condução o caso positivo.
“Há incertezas e uma luta contra o tempo para controlar a propagação do vírus, preveni-lo e vencê-lo. Os hospitais de grande parte dos países do mundo estão postos à prova diariamente”, enalteceu o governante.
Ulisses Correia e Silva recordou que “são conhecidas as vulnerabilidades do sistema de saúde cabo-verdiano”, garantindo que “tudo está a ser feito para dar respostas à altura das circunstâncias de gravidade que o país vive.
Não obstante o quadro de emergência, o chefe do executivo faz um balanço positivo no que toca ao combate do coronavírus no país, reconhece o desempenho da sociedade civil no cumprimento das medidas e exorta as pessoas a “cumprir mais” e não “fintar” as restrições e proibições impostas.
“Está provado que o grau de isolamento social tem impacto sobre o número de infetados. Quanto mais pessoas estiverem em casa, menos infetados com a doença existirão, menos pressão haverá sobre os hospitais, melhores condições terão os profissionais de saúde para tratarem dos doentes e menos mortes haverá”, concluiu.
Recorde-se que, com o estado de emergência passou a ser obrigatório o isolamento social, o confinamento e as restrições em relação a mobilidade de pessoas, seja a pé ou em viaturas.
Os cidadãos podem contudo sair para passear o cão nas imediações das suas residências, se abastecerem e ir à farmácia, ou outra emergência que se justifique, de saúde.
Porém devem manter as regras de distanciamento social nas filas, lavar e desinfectar as mãos e evitar tocar em superfícies quando saem de casa.