A Polícia Nacional (PN) em São Vicente deteve nove indivíduos, por desobediência as normas de recolhimento domiciliar obrigatório, durante os primeiros dias de vigor do Estado de emergência.
Entretanto, segundo o porta-voz do Comando Regional da instituição na ilha, de um modo geral as pessoas têm estado a colaborar com as autoridades.
Nos primeiros cinco dias de vigor do Estado de emergência em São Vicente, a PN deteve nove pessoas por desobediência as normas de recolhimento domiciliar obrigatório. Esta informação foi avançada à televisão pública pelo porta-voz do Comando Regional da PN na ilha.
Segundo esta fonte cinco desses indivíduos foram presentes ao Ministério Público na quinta-feira (2) e os restantes foram presentes na sexta-feira.
“Foram detenções feitas a noite, ou seja, em situações a noite onde não poderíamos levantar a hipótese de se estar a ir ao mercado, a farmácia ou a uma consulta qualquer. Foram abordados numa primeira instância, aconselhados a irem para casa, voltamos ao local e insistiram na mesma prática”, disse.
Apesar desta nove detenções, este responsável considera que, de modo geral as pessoas estão a colaborar com as autoridades. O estado de emergência em vigor em Cabo Verde vai até 20 de Abril, como forma de prevenir a doença infecto-contagiosa provocada pelo COVID-19.