O Centro de Saúde Reprodutiva da Fazenda na Cidade da Praia, assim como os centros de saúde que desempenham esta função, continuam a funcionar com os serviços de atendimento a grávidas, controlo de crianças e planeamento familiar, entre outros desta natureza.
No entanto, foram estabelecidas algumas particularidades tendo em conta que estes serviços movimentam centenas de pessoas diariamente.
Segundo o responsável Odair Carvalho, o atendimento às grávidas vão permanecer mas o acompanhamento físico será apenas para as gestações de risco. No caso dos demais, desde que “tudo esteja normalizado” serão acompanhados pelos mesmos profissionais de saúde por via telefónica.
“Vamos disponibilizar um número para onde podem chamar e os profissionais também vão ligar regularmente para saber de cada situação e desde que tudo esteja bem, não precisam comparecer presencialmente”, explica.
No caso do controlo e acompanhamento das crianças, as atenções especiais vão para a vacinação e recém-nascidos.
“A vacinação vai continuar e será rigoroso como sempre. Pelo que chamamos a atenção dos pais que conforme a marcação das vacinas devem comparecer para o efeito. Também os recém-nascidos antes de completarem um mês de vida, devem ser levados para o acompanhamento”.
Assim, Odair Carvalho diz que os pais que não estão nestas condições devem esperar a reprogramação das consultas mediante a situação do COVID-19 no país e procurar a pediatria no caso de algum problema de saúde com a criança.
Em relação ao Planeamento Familiar, as estratégias foram: “cada um pode comparecer conforme tem marcado. No entanto, levarão maior número de pílulas para que procurem o PMI com menos frequência. Por exemplo, uma quantidade que lhes ajudem a prevenir durante seis meses”, explica.
Tendo em conta que estes serviços costumam movimentar centenas de pessoas entre mulheres grávidas e crianças aos centros, a direcção achou por bem tomar medidas que evitam aglomeração de pessoas sem dispensar os acompanhamentos, que pela sua natureza, são necessários.