A decisão sobre um eventual adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio vai ser anunciada daqui a um mês. Esta informação foi enviada aos atletas pelo presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, no domingo (22), através de uma carta.
Essa é a conclusão de uma reunião de emergência do comité executivo realizada, por videoconferência, na manhã de domingo. A informação já foi publicada numa nota no site oficial do organismo.
Thomas Bach escreveu entretanto uma carta destinada a todos os atletas olímpicos, no sentido de explicar a abordagem atual do COI, destacando que o organismo a que preside pretende salvaguardar a saúde de todos os envolvidos e, ao mesmo tempo, contribuir para a contenção do vírus.
O COI vem desta forma aliviar a pressão a que tem vindo a ser feita nos últimos dias por atletas e mesmo de federações, entre as quais de atletismo e natação dos Estados Unidos, bem como de diversos Comités Olímpicos no sentido de o Jogos de Tóquio serem adiados devido à pandemia de coronavírus, até porque os atletas que não têm condições para se treinarem da melhor forma para as competições.
O cenário de adiamento de Tóquio 2020, que se deveria realizar entre 24 de julho e 9 de agosto, está assim mais forte do que nunca, até porque o COI já está a avaliar as alternativas para o adiamento dos Jogos, embora o governo japonês continue a considerar que será possível manter o evento para as datas previstas.
#juntosnaprevençao
#ficaemcasa