PUB

Covid-19

Covid-19: Guarda Costeira com mão dura no controlo da quarentena na Boa Vista

Desde o dia 20 de Março, encontram-se no terreno agentes da Guarda Costeira de Cabo Verde, da Polícia Marítima, Inspeção das Pescas e do Instituto Marítimo e Portuário, na fiscalização, com meios terrestres e marítimos, nas ilhas da Boa Vista, Maio, Santiago e a ilha do Sal.

De acordo com o Comandante da Guarda Costeira de Cabo Verde, Pedro Santana, esta equipa multidisciplinar está, através de um trabalho árduo, a garantir que a quarentena da ilha da Boa Vista seja cumprida e que, assim
como determinou o Governo, ninguém entre e ninguém saia da ilha.

Até agora foi imposta quarentena a duas embarcações que estiverem no porto da Boa Vista nos últimos dias e apreendidos dois pescadore provenientes da ilha de Santiago e que transportavam passageiros de regresso para a Boa Vista.

Pedro Santana recorda que o transporte de passageiros em embarcações de pesca é crime e que, com o estado de contingência, as medidas podem ser agravadas, podendo o infractor ser detido e perder a embarcação.

Neste momento é proibido a entrada de qualquer embarcação na região nas águas boavistenses, salvo para abastecimento de combustível e de bens essenciais.

Quanto as pessoas que regressaram da ilha da Boa Vista para Santa Cruz, ilha de Santiago, o comandante garante que cinco cidadãos foram identificados e estão a ser monitorizados de acordo com o protocolo.

São pessoas que viajaram de barco antes da imposição de quarentena na ilha. “Estamos a fazer um esforço tremendo para patrulhar toda a zona sul da Boa Vista, com o navio patrulha da Guarda Costeira. Qualquer embarcação suspeita que seja avistada a chegar ou a deixar a ilha deve ser comunicada às autoridades”, apelou o comandante.

A vigilância foi reforçada também na ilha do Maio e em Santa Cruz de Santiago, zonas de onde muitos pescadores costumam sair para pecar na Boa Vista.

Pescadores que já estavam na faina, desde que não tenham tido qualquer contacto com a população da Boa Vista, podem regressar a casa. Em caso de contacto, devem contactar, por telefone, as autoridades sanitárias.

#juntosnaprevenção #ficaemcasa

PUB

PUB

PUB

To Top