O Ministério da Educação antecipou as férias escolares na ilha desde esta sexta-feira,20.
Tendo em conta que o primeiro caso de Infecção por Coronavírus em Cabo Verde se registrou na ilha da Boavista, o Ministério da Educação decidiu antecipar as férias escolares e desativar todas as atividades académicas da ilha.
Segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redação, todas as escolas e instituições do pré-escolar da Boa Vista encerraram na sequência das medidas de Contenção a que a ilha está sujeita, depois de ter sido registado o primeiro caso positivo de coronavírus na Boa Vista.
E tendo em conta esta medida, aconselha-se que os alunos, professores e todos os envolvidos permaneçam em casa.
“Não se trata de um período de férias, por isso, pais e encarregados da educação, evitem que os filhos ou educandos se dirigem às praias, passeios com grupos de amigos, festas, ou brinquem nas ruas. Evite que saiam de casa”, diz a nota.
Para o Ministério da Educação, as escolas tem tido um papel “importante” na disseminação das informações, no reforço das mensagens sobre as medidas de prevenção do Coronavírus, bem como “passar a mensagem aos alunos de que eles são agentes informativos privilegiados e que devem passar a mensagem em casa”.
A nível nacional, os alunos entram de férias a partir de segunda-feira,23.
No entanto, no dia em que Cabo Verde amanheceu com o seu primeiro caso de infecção por Coronavírus, muitos alunos faltaram às aulas neste dia em que várias escolas primárias e secundárias realizam testes de avaliação para poderem encerrar na segunda-feira.
De realçar que as férias escolares estavam agendadas para o dia 27 de Março, e foram então antecipadas devido ao Plano de Contingência do Governo para evitar a propagação do Coronavírus.