Face ao quadro de contingência adoptado pelo Governo de Cabo Verde para prevenção e controlo do novo coronavírus, passa a ser limitado o acesso aos mercados municipais na Cidade da Praia e os serviços da autarquia passam a funcionar em plataforma digital.
O mercado de Sucupira terá vigilância da Guarda Municipal e da Polícia Militar para limitar a entrada e aglomeração de pessoas.
Também a venda de animais vivos, dentro e fora do mercado, bem como a feira de domingo nos arredores do espaço estão proibidas.
No mercado de Plateau as vendedeiras devem reforçar os cuidados de higiene, passar a usar luvas e máscaras durante o atendimento.
Está ainda proibida a entrada de crianças e vendedeiras com mais de 65 anos devem permanecer em casa.
Com relação aos serviços prestados pela Câmara Municipal, são suspensas as audiências presenciais e as mesmas passam a ser feitas via telefone, correio electrónico ou através de Loja online.
Esta medida se estende de igual modo aos vários serviços da autarquia, como o Paços do Concelho, Direcção de Serviços, Edifício Técnico e Delegações Municipais, limitando o número de utentes em espaços fechados em 1/3 de capacidade.
O presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, apela à população para não comprarem produtos às vendedeiras nos passeios. Devem ser utilizados lugares disponíveis nos mercados para a venda destinada a esse fim.
Aos restaurantes, recomenda-se alterar o tipo de serviço para entrega ao domicílio.
Os transportes públicos devem funcionar com apenas 50% de lotação.
À população em geral, a autarquia recomenda limitar a utilização de recintos desportivos da CMP, reduzir a frequência às praias de mar, principalmente aos fins de semana e, se possível, trocar os transportes públicos por uma caminhada para o trabalho.
Estas medidas, tomadas antes do aparecimento do primeiro caso positivo de coronavírus no país, entram em vigor a partir do dia 23 deste mês e têm a duração de três semanas, mas podem ser alargadas ou encurtadas, dependendo da avaliação da pandemia.
#juntosnaprevenção