O Banco de Cabo Verde (BCV) acaba de emitir uma diretiva no sentido de o os bancos comerciais adotarem medidas, relativamente ao funcionamento das respetivas estruturas, para minimizar os potenciais efeitos de contágio associados ao coronavírus (COVID-19). Tais medidas visam, por um lado, proteger a saúde dos seus clientes e colaboradores.
Por outro lado, o objetivo destas iniciativas é garantir que estas instituições continuem a desempenhar o seu papel no funcionamento da economia real, num momento em que as repercussões económicas do COVID-19 já se manifestam em praticamente todo o mundo.
Neste quadro, conforme um comunicado do BCV, divulgado esta quarta-feira, as instituições financeiras, particularmente as instituições de crédito e as seguradoras, devem adotar e executar um conjunto de medidas por causa do coronavírus que estão de acordo com as orientações das autoridades competentes do Governo de Cabo Verde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, cada uma destas instituições financeiras deve ter em vigor o seu próprio Plano de Contingência.