O Governo acaba de avançar com novas medidas para prevenir e conter uma eventual propagação do Coronavírus em Cabo Verde, com efeito imediato, conforme divulgado pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva
Face ao plano de Contenção o Governo avançou com a restrição à realização de eventos públicos que reúnam um número significativo de participantes, em espaços abertos ou fechados, independentemente da sua natureza.
Os estabelecimentos de restauração só podem funcionar agora até às 21h, nomeadamente bares, restaurantes e esplanadas, com proibição total do consumo em espaços abertos, devendo a lotação dos mesmos ser reduzida em 1/3 da sua capacidade.
O Governo ainda o encerramento de todos os estabelecimentos de diversão noturna, nomeadamente discotecas e equiparados.
Ficam também restringidas as visitas a lares e aos centros onde estejam pessoas de terceira idade e aos estabelecimentos prisionais.
Foi decretado ainda restrição às visitas aos hospitais e outros estabelecimentos de saúde. Para já, o Hospital Agostinho Neto, na Praia, diminuiu desde o dia 8 de Março as visitas aos doentes internados, que agora recebem uma visita por dia.
Também ficam abrangidos pelas restrições a frequência de ginásios, academias, escolas de artes marciais, de ginástica e similares.
Entre as medidas figura também a determinação do estabelecimento de limitações de frequência e organização dos serviços de atendimento ao público, nomeadamente, no que tange à organização de filas e imposição de distância mínima de segurança.
O Governo decidiu, ainda, activar o Fundo Nacional de Emergência e reforçar a linha verde, com mais postos de atendimento.