O jovem santiaguense, Nelson Varela, que em 2017 desenvolveu o aplicativo Nha Bex, acaba de criar um novo software, capaz de ajudar a identificar casos suspeitos ou de infecção por coronavírus.
Chama-se Linha Verde.CV e promete ajudar o sistema de saúde a salvar vidas em Cabo Verde.
A App funciona no Facebook Messenger, como um robô, e será capaz de responder as dúvidas dos utilizadores sobre a doença, fornecer informações fidedignas e reencaminhar eventuais casos suspeitos, ou de contágio, ao sistema de saúde, com dados sobre o estado da pessoa e localização.
Linha Verde, que posteriormente pode vir a mudar de nome, está apta ainda a enviar notícias em tempo real sobre a situação do país e não só no quadro do Covid-19.
Com um serviço robotizado e treinado para se adequar às necessidades, o aplicativo vai permitir trabalhar mais, com menos recursos humanos.
“Em caso de contágio, combater o coronavírus apenas através da linha telefónica vai exigir contratar centenas de pessoas para responder aos milhares de casos a ligar ao mesmo tempo. O aplicativo pode ser configurado pelos atendedores, de forma dinâmica, para fazer a triagem e identificação de casos e reencaminhá-los consoante a necessidade”, explica Nelson Varela.
Uma vez configurado, o próprio robô será capaz de atender milhares de pessoas, ao mesmo tempo, sem nenhuma interação humana. Em casos mais graves, onde se detecta sintomas de coronavírus, o robô alerta os atendedores, para, por exemplo, dar orientações extras.
Para ser atendido, basta entrar no Messenger, pesquisar Linha Verde CV e começar a interação.
O aplicativo ainda está numa fase inicial de testes, mas Nelson Varela garante que já está operacional. Falta agora apresentar a App ao Ministério da Saúde, que seria o responsável por fornecer as informações, através de profissionais da área, de modo que estas sejam as melhores e mais adequadas.
A ideia é também integrar o aplicativo no próprio sistema dos hospitais, de modo que seja capaz de passar as informações diretamente aos médicos, em tempo real.
Uma versão “estável” e mais informativa do Linha Verde poderá estar pronta até o final de Março, capaz de fornecer todas as informações sobre a Pandemia, para qualquer pessoa em Cabo Verde e não só.
Por enquanto Linha Verde funciona em Português. Entretanto, consoante o seu treinamento, poderá interagir em outros idiomas.
NA