O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva acaba de anunciar a interdição de voos entre Cabo Verde, Portugal, Brasil e Senegal.
A medida, anunciada há instantes em conferência de imprensa, consta do plano de contingência do coronavírus no arquipélago.
Assim, os voos para Brasil, EUA, Portugal e Senegal ficam suspensos a partir desta quarta-feira,18.
A medida também se estende ao Senegal e Nigéria (sendo que a CVA já tinha cancelado está rota) e a todos os países europeus assinalados com a pandemia de Covid-19.
“A interdição é por um período de três semanas, podendo ser antecipada o seu término ou prorrogada a sua vigência conforme a evolução da epidemia nesses países”, explicou Ulisses Correia e Silva.
A medida não abrange os voos cargueiros e os voos de regresso de cidadãos em férias, ou em serviço em Cabo Verde, aos seus países de origem ou de residência.
Evacuações médicas urgentes e abastecimentos de medicamentos, materiais e consumíveis hospitalares em regime de urgência serão acautelados e assegurados em regime de voos sanitários.
Fica proibida também a acostagem de navios cruzeiros e veleiros, bem como o desembarque de passageiros nos portos de Cabo Verde. O desembarque de passageiros chegados aos portos em navios de carga, pesca e similares fica também interditado.