O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) determinou o encerramento de todos os museus e espaços culturais do Estado sob sua tutela, abertos ao público, como medida de prevenção do coronavírus.
A decisão foi publicada esta segunda-feira 16 de março, na página do referido Ministério, data a partir da qual entrou em vigor.
Sendo assim os museus, espaços culturais do Estado abertos ao público estão encerrados e toda a programação cultural do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas também foi cancelada.
O MCIC explica que “face aos dados existentes sobre o comportamento do Covid-19, dado ao grande número de turistas e visitantes nacionais que frequentam os museus e centros culturais, e dado ao facto de simultaneamente esses espaços receberem diariamente centenas de alunos do pré-escolar, básico, secundário e universitários bem como professores e investigadores, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas decidiu pelo encerramento imediato, até nova avaliação, de todos os museus nacionais, dos centros culturais e das visitas guiadas à Biblioteca Nacional de Cabo Verde e ao Arquivo Nacional de Cabo Verde”.
Estão abrangidos por esta decisão as seguintes instituições: na cidade da Praia: Palácio da Cultura Ildo Lobo, Auditório Nacional Jorge Barbosa, Memorial Amílcar Cabral, Museu Etnográfico da Praia, Museu de Arqueologia.
Em Santa Catarina: Museu Norberto Tavares, (Assomada), Museu da Tabanca, em Chão de Tanque.
São Vicente: Centro Cultural do Mindelo e Museu do Mar, Núcleo Museológico Cesária Évora, São Vicente. No Sal: o Museu do Sal.
De notar que na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Praia, ficam canceladas as visitas guiadas a alunos e turistas e o Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia, irá prestar apenas os serviços urgentes.