A recolha de embalagens de plástico não reutilizáveis de bebidas, através de máquinas automáticas, começou sexta-feira, 13, em 23 grandes superfícies comerciais – de Norte a Sul do País, no âmbito de um projeto-piloto.
Em vários hiper-mercados – avança o jn.pt -, os consumidores podem, agora, depositar nas máquinas automáticas embalagens de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas e receberão, em troca, um talão de desconto por cada garrafa.
O talão de desconto depende da capacidade da embalagem que o consumidor devolve. São dois cêntimos para embalagens até meio litro e cinco cêntimos para capacidade superior, até dois litros. Estes valores podem, depois, ser utilizados em compras de valor igual ou superior, na loja onde as garrafas foram entregues, ou, então, doados a uma Instituição de Solidariedade Social. Está prevista a possibilidade de serem revistos “em alta” estes valores, durante a aplicação da medida.
Segundo o Comunicado do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, as máquinas foram instaladas na área de cada um dos sistemas de gestão de resíduos urbanos, atendendo a critérios de densidade populacional e de participação de grupos da grande distribuição.