Ricardo Lima Fidalga ou Ricky, como os mais próximos o tratam, é um dos principais humoristas da actualidade na ilha de São Vicente, destacando na arte do Stand up Comedy. Tem 26 anos e é natural do bairro de Fonte Inês, na mesma ilha.
Deu os primeiros passos no teatro em 1999, altura em que tinha apenas seis anos. Passaram-se dez até que este jovem finalmente mergulhasse no mundo teatral, num projecto levado a cabo por uma professora na Escola Secundária Jorge Barbosa.
Passou pelo 14º Concurso de Iniciação Teatral do Centro Cultural Português do Mindelo. em 2014 ganhou uma bolsa, fruto de um protocolo entre o Mindelact e a Escola de Teatro do Centro de Formação das Artes do Palco de São Paulo, no Brasil, onde fez um módulo de curso de humor, durante seis meses. Depois do curso retornou a Cabo Verde, onde integrou o grupo recém criado “Trupe Para Moss”.
Hoje diz, abertamente que a grande paixão é o Stand Up Comedy, arte que desenvolveu assistindo youtubers do Brasil e dos Estados Unidos.
Nesta arte Ricardo Fidalga já apresentou algumas performances tanto a solo, como em grupo. Em 2018, foi o convidado dos “Três Tchocoteiros”, quando estes se apresentaram em Mindelo. A nível individual um das grandes apresentações de Ricardo foi o show “So ne Fonte Inês”, realizado no ano passado.
Juntamente com Cristian Andrade, Fidalga vem apresentado, desde Dezembro, o espetáculo de comédia “D´Tras P´frent”, que fala, com humor, da história das ilhas de Cabo Verde e traz à imaginação, acontecimentos passados a desenrolar nos dias actuais.