PUB

Política

JPAI diz que desporto não é prioridade para o actual governo

O presidente da JPAI, Fidel Cardoso de Pina, avançou na quinta-feira (12), que o sector do desporto não é uma prioridade para o actual governo. Como justificativa, este responsável destacou o facto do sector estar diluído junto de várias pastas do ministro, Fernando Elísio Freire, e em desarticulação com as matérias tuteladas.

Fidel Cardos de Pina falava à imprensa na manhã de quinta-feira, num balanço dos sete meses após o anúncio da criação do Instituto do Desporto e da Juventude.

“Com este governo há um grande retrocesso no tratamento dado aos jovens e ao desporto, que vão perdendo importância, de dia para dia. Aliás isso está evidente e visível não só na orgânica deste Governo, mas também com esta situação do Instituto do Desporto e da Juventude que não passa de mais uma promessa e projecto no papel”, disse Fidel Cardoso de Pina.

Segundo esta fonte, o governo tarda em colocar sobre a mesa um necessário e fundamental programa dirigido a juventude cabo-verdiana, franja da sociedade que enfrenta os maiores problemas.

O líder da JPAI destaca as várias iniciativas em matéria de juventude e desporto por parte de organizações não governamentais, realizando actividades de onde tem saído “muita coisa boa”.

“A realização das actividades é à custa de um grande esforço e muitas vezes sem qualquer apoio. Alias, a titulo de exemplo, os nossos atletas actualmente, só conseguem alguma resposta do Governo, depois de denunciarem na comunicação social, a indignidade que muitas das vezes passam”, argumenta.

Assim Cardoso de Pina entende que são necessárias políticas públicas para um desporto de maior inclusão, de alto rendimento, numa visão de potencializar os desportos a nível individual bem como com outras modalidades que até então tem sido muito pouco contemplada.

“Precisamos apostar nas escolas de formação de base em várias modalidades, investir nas infra-estruturas com polivalência desportiva e potencializar os que já temos. É preciso valorizar os nossos atletas em todas as ilhas, mas também na diáspora”, conclui.

A criação do Instituto do Desporto e da Juventude foi aprovada por Decreto Lei pelo Conselho de Ministros e anunciado desde 05 de agosto 2019.

PUB

PUB

PUB

To Top