PUB

Covid-19

Cabo Verde regista três novos casos de suspeita de Coronavírus

Cabo Verde regista três novos casos suspeitos de coronavírus, confirmou hoje de manhã na capital, em conferência de imprensa, o Governo, através de Artur Correia, Director Nacional da Saúde.

Tratam-se de duas turistas portuguesas, de 26 e 32 anos, da cidade do Porto, que chegaram à Praia no Domingo, mais um cidadão cabo-verdiano, de 49 anos, que veio de Roma, Itália, onde estava de férias.

As turistas, soube o A NAÇÃO, foram à praia de mar ainda no domingo e na segunda-feira. Na noite de segunda-feira sentiram os primeiros sintomas, tosse e febre alta, e foram ao hospital.

As mesmas encontram-se internadas no Hospital da Praia, onde estão isoladas desde terça-feira.

O terceiro caso, um homem de 49 anos, cabo-verdiano, veio da Roma na terça-feira, 10. Este foi isolado ontem, quarta-feira, no Hospital Baptista de Sousa, também depois de apresentar sintomas.

Segundo o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, já foram recolhidos materiais para análise, dos quais dois já estão em Portugal e espera-se o resultado ainda na noite desta quinta-feira, ou, o mais tardar, amanhã de manhã.

Quanto às análises do terceiro caso, Artur Correia diz que todos os esforços estão sendo feitos para que as amostras sejam enviadas o mais urgente possível. Estas devem chegar ainda hoje à Cidade da Praia, para depois seguirem para o exterior.

Os casos foram detectados através da linha verde, disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Aos suspeitos já teria sido recomendado quarentena domiciliar, assim que chegaram ao país.

Com estes casos, o nível de activação do Plano de Contingência eleva-se para Risco Eminente.

“As medidas para este nível de activação já estão em curso. Neste momento já estamos a fazer o inquérito epidemiológico para contactar todos os envolvidos no caso”, explica o Director Nacional da Saúde.

Artur Correia apela à serenidade dos cabo-verdianos e garante que o Governo está a fazer tudo para conter estes casos.

Recorde-se que o primeiro caso suspeito de coronavírus em Cabo Verde, foi o do escritor Germano Almeida, cujas análises se revelaram depois negativas.

(Actualizado)

PUB

PUB

PUB

To Top