Tendo em conta as medidas do Governo anunciadas ontem para conter e prevenir a entrada do COVID 19 em Cabo Verde que determinam o cancelamento de todos os eventos culturais de “dimensão internacional”, as festas de São Filipe no Fogo, do 1 de Maio, poderão sofrer alterações.
Em declarações à Inforpress, Caetano Rodrigues, vereador Caetano Rodrigues, admitiu que a medida pode “condicionar” as festas da Bandeira e do município de São Filipe que acontecem especialmente na última semana de Abril, com a vinda de muitos emigrantes e locais de outras ilhas.
“Já temos um esboço do programa das festas, mas se a situação continuar vamos ter que alterar a programação como forma de proteger primeiro as pessoas”, explicou citado pela mesma fonte.
Porém, garante que se a situação evoluir positivamente vão dar seguimento à programação normal.
O mesmo destaca que a autarquia está a ultimar a programação e acredita que haverá condicionamento de algumas actividades, tendo em conta que grande parte dos artistas, e não só, que participam nas festas vêm de Portugal, França e Luxemburgo.
Por agora, diz que não está em cima da mesa a possibilidade do cancelamento das actividades, mas se for preciso, para proteger as pessoas, será feito.
“Penso que devemos, todos, pensar primeiro no bem-estar das pessoas”.
As festas de São Filipe, no Fogo, são o momento mais aguardado pelo sector económico da ilha, tendo em conta que movimenta milhares de pessoas e dinamiza os negócios locais, com grandes margens de lucro.