PUB

Mundo

Angola: Banco público volta a ser recapitalizado

O Banco de Poupança e Crédito (BPC), que tem necessidades de recapitalização na ordem dos 1,08 mil milhões de kwanzas, vai voltar a beneficiar de uma injecção de capital público em Títulos do Tesouro, anunciou o director da Unidade de Gestão da Dívida, Walter Pacheco.

De 2015 a 2018 – escreve o “Jornal de Angola” (“JA”) -, o Executivo recapitalizou o Banco em 500 mil milhões de kwanzas em títulos, 200 mil milhões dos quais com maturidade de 24 anos e juros de cinco por cento.

Por sua vez, o secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Osvaldo João, afirmou que a Recredit, instituída para recuperação do crédito malparado, foi recapitalizada “há muito”, com Títulos do Tesouro avaliados em 440 mil milhões de kwanzas.

A Recredit vai receber cerca de 950 mil milhões de kwanzas do BPC, em crédito malparado, para, depois, reaver os valores da recapitalização.

Na prática – prosseguiu o secretário de Estado, sempre citadopelo “JA” -, o objectivo do Executivo é limpar o BPC do malparado e transformá-la numa “boa instituição”, colocando a parte mais difícil ao serviço da Recredit, que vai cobrar este valor dos devedores.
 No total, o Estado vai desembolsar três mil milhões de dólares para recapitalizar o BPC, Banco Económico e a compra de 25 por cento das acções da Unitel pela Sonangol.

A recapitalização dessas empresas eleva a Dívida Pública, em operações que ocorrem por via de empréstimos ou pela emissão de títulos, de acordo com Osvaldo João.

PUB

PUB

PUB

To Top