PUB

Covid-19

Portugal/COVID-19: Faculdades de Medicina aconselhadas a fechar

De acordo com a posição do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) – citado pelo jn.pt -, reunido nesta segunda-feira, através de video-conferência, e face à “crescente necessidade de medidas de prevenção face ao COVID-19, em particular considerando a grande mobilidade de estudantes e docentes em ambiente hospitalar”, recomenda-se a suspensão, “desde já, de todas as actividades lcetivas presenciais nas Escolas e nos Hospitais e Centros de Saúde associados, incluindo todos os Ciclos”.

Na posição assinada pelo presidente do CEMP, Fausto Pinto – e a que o jn.pt teve acesso -, é ainda recomendado o encerramento dos “espaços normalmente utilizados pelos estudantes (bibliotecas, salas de estudo, outros”.

O Parecer não é vinculativo, cabendo, agora, a cada Instituição de Ensino Superior, universidades e politécnicos, decidir ou não pelo encerramento.

A medida abrange as escolas de Medicina, mas também de Enfermagem, afectando perto de 12 mil e 500 alunos. Aliás, segundo foi possível apurar, são já várias as escolas de Enfermagem a cancelar, também, os seus ensinos clínicos, nomeadamente, em lares, hospitais e centros de Saúde, na sequência da suspensão de visitas na Região Norte, decretada pela Direção-Geral da Saúde.

Integrado em Medicina da Universidade do Porto encontram-se suspensas, por determinação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Centro Hospitalar Universitário de São João, onde estão internados grande parte dos mais de 30 casos de infecção por COVID-19 em Portugal.

Também o complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da UPorto, encontra-se encerrado após confirmação de um caso de infecção numa estudante da Faculdade de Farmácia, também encerrada.

Por último, o Pólo de Gualtar, da Universidade do Minho (em Braga), onde foi confirmado um caso de COVID-19, foi encerrado por tempo indeterminado.

PUB

PUB

PUB

To Top