Cabo Verde está a participar do Salão de Artesanato de Dakar, que acontece entre 05 a 10 de Março, no Senegal, representado por dois artesãos e um artista plástico.
A comitiva cabo-verdiana, formada pelo Director do CNAD, Irlando Ferreira, os artesãos Luís Baptista e Aniceto Gomes, mais o artista plástico Bento Oliveira, foram convidados pelo Ministro do Emprego, Formação Profissional e do Artesanato de Senegal, Dame Diop, durante a sua estadia em Cabo Verde, em Janeiro do corrente ano.
O governante manteve, na altura, um encontro de trabalho com o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, para conhecer a experiência de Cabo Verde no sector do artesanato e reforçar a cooperação institucional entre os dois países africanos.
Nesta mesma ocasião, Dame Diop, felicitou Cabo Verde, pela elevação da Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
No salão, Cabo Verde destaca a música, criando a ponte entre o saber-fazer manual e a Morna, classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, através dos dois artesãos luthier, Luís Baptista e Aniceto Gomes, dando continuidade ao tema e trabalho desenvolvido no âmbito da URDI’2020.
A Feira Internacional de Artesanato de Dakar (SIAD), organizado pelo Ministério do Emprego, Formação Profissional e Artesanato, acontece em Senegal, de 5 a 10 de março de 2020, no Centro Internacional de Comércio.