O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, informou esta manhã que, até ao final da segunda semana do mês de Março, o laboratório de virologia já terá capacidade para realizar o teste para o coronavírus.
O ministro fez o anúncio durante uma conferência de imprensa esta manhã, na Cidade da Praia, onde confirmou que o teste realizado ao caso suspeito de infeção por coronavírus, identificado em São Vicente, deu negativo. Arlindo do Rosário reforçou que Cabo Verde continua, até este momento, sem nenhum caso de infeção por coronavírus.
“A epidemia do coronavírus constitui uma ameaça a nível mundial com risco elevado de transmissão, risco esse que Cabo Verde não está isento”, disse o Ministro, que reitera as “medidas importantes” tomadas pelo Governo para fazer face a epidemia, nomeadamente na locação de recursos financeiros, humanos e materiais.
De acordo com a mesma fonte, setenta e sete mil contos foram mobilizados do orçamento dos vários ministérios, foram contratados cerca de 100 profissionais de saúde para reforçar as equipas sanitárias de vigilância aeroportuárias, nos espaços destinados ao isolamento dos doentes nos Hospitais e nos Centros de Saúde.
Outra medida foi a contratualização, através de ajuste direto, da compra de equipamentos médico-hospitalares para as áreas de cuidados especializados num valor de 38 mil contos e a aquisição de equipamentos de proteção individual.
Na próxima terça feira será apresentado o Plano Nacional de Contingência para a Prevenção e Controlo do COVID- 19.