PUB

Covid-19

COVID-19: Análises a Germano Almeida deram negativo

As análises de despiste de Covid-19 realizadas a Germano Almeida deram negativo.

A notícia é avançada pelo próprio filho, Nuno Almeida.

Em entrevista ao A NAÇÃO, via telefone, o filho de Germano Almeida garantiu que a notícia foi-lhe comunicada pelo pai, que lhe ligou precisamente a pedir para colocar a informação no Facebook, para acabar com as especulações e “acabar com as vozes maldosas de pessoas que estavam a divulgar e publicar coisas más e falsas”.

O mesmo diz que o pai “fez o que tinha a fazer”, ou seja, ficar em quarentena, depois de ter participado no mesmo evento literário que o escritor chileno Luís Sepúlveda, na Póvoa de Varzim, que foi diagnosticado com COVID-19.

Nuno Almeida garantiu que o pai está “bem e feliz”, assim como toda a família e amigos. “Todos ficamos muito contentes e felizes porque não foi o meu pai que trouxe o coronavírus para Cabo Verde.

O filho de Germano Almeida está em crer que terá sido alguém do Hospital Baptista de Sousa, onde o pai esteve internado um dia, quem terá ligado ao pai dando conta do resultado negativo.

Recorde-se que Germano foi internado segunda-feira, 2, por suspeita de Covid-19 e na terça-feira,4, as análises foram enviadas para Instituto Ricardo Jorge em Portugal.

Na quarta-feira,5, Germano Almeida foi enviado para casa, em quarentena domiciliária, o que fazia antever o resultado negativo das análises, possivelmente devido à melhoria do seu quadro de saúde.

Na altura as autoridades justificaram o seu internamento “com base em critérios clínicos e epidemiológicos” devido ao facto de participado num evento internacional em Portugal, em que foi diagnosticado um caso de COVID-19, como já referimos ao escritos Luís Sepúlveda. Também na Póvoa de Varzim várias pessoas que tiveram um contato mais directo com o escritor foram colocadas em quarentena, por precaução.

Na altura, as autoridades disseram que “clinicamente” Germano Almeida apresentava” um quadro de infeção respiratória” leve daí a precaução.

Este foi o primeiro caso dado como suspeito de COVID-19 em Cabo Verde, o qual se sabe agora que é negativo. Permanecendo o país sem registo de casos positivos.

GC

(Actualizado)

PUB

PUB

PUB

To Top