Já estão abertas as inscrições para os castings regionais, pelo menos em São Vicente e Santiago, para captar poetas e slammers para representar o país na Copa Africana de Slam e Poesia.
Qualquer ilha que queira participar deverá organizar as suas próprias eliminatórias, seguindo normas pré definidas pela organização e normas internacionais.
O vencedor será escolhido no Cabo Verde Poetry Slam, na Praia, ainda sem data definida e irá representar Cabo Verde na segunda edição da Copa Africana de Slam e Poesia, Casp Afrique, em Novembro de 2020, na Etiópia.
Em São Vicente e Santiago, as inscrições abriram esta quarta-feira, 04, e decorrem até o dia 15 de Março.
Na ilha do Monte Cara, o slammer vencedor será escolhido num casting promovido pela Txon-Poesia e, na Cidade da Praia a organização está a cargo do Spoken Words Cabo Verde.
Em São Vicente estima-se assim um número de participantes acima de uma dezena já que, segundo o organizador, José Pinto, a ilha é “muito rica em Slammers e pessoas que escrevem e guardam os poemas na gaveta”.
“Já organizamos quase 20 edições de Spoken Words e, de edição em edição, há sempre slammers e poetas novos, cheios de energia, muita criatividade nas performances e muita inventividade nos poemas. Sobretudo sente-se muita vontade de comunicar alguma coisa, o que é essencial ao Slam”, defendeu.
A eliminatória nacional, no Cabo Verde Poetry Slam, acontecerá, em princípio, em Abril, segundo José Pinto. Qualquer pessoa poderá participar, sem condicionamentos prévios e de acordo com a própria filosofia do Slam Poesia.
Além disto, nas fases de eliminatórias, o júri será composto por cinco elementos do público, “partindo do princípio que toda a pessoa é apreciadora de arte, mesmo sem formação para isso”.