Já foi criada a Inspeção Geral das Pescas (IGP) que vem tomar o lugar da extinta Unidade de Inspeção e Garantia de Qualidade (UIGQ).
O IPG foi criado pelo Governo, que justifica a medida sendo necessária para um “melhor enquadramento estatutário dos inspectores de pesca”, algo há muito reivindicado.
“A criação da IGP constituirá um passo importante no reconhecimento da atividade pesqueira, dotando os serviços envolvidos, de um estatuto de pessoal adequado e exigente em matéria de competência dos seus colaboradores, proporcionando melhores perspetivas de carreira” lê-se na nota publicada.
A IGP tem a responsabilidade de assegurar a fiscalização e inspeção e garantir o controlo de qualidade dos produtos de pesca.
Recorde-se que em Dezembro de 2019 concluíram formação 28 novos inspectores de pesca para reforçar a fiscalização na região de Barlavento.
A iniciativa foi vista como resposta a ameaças crescentes à exploração sustentável do recursos marinhos e melhor capacitação dos profissionais que regulam a actividade pesqueira no país.