PUB

Política

Governo diz que Cidade Velha merece uma “atenção muito especial” para servir Cabo Verde e ao próprio município da Ribeira Grande

Depois de ter dedicado praticamente todo o dia de ontem ao concelho, para se inteirar do pulsar do desenvolvimento da antiga urbe, o ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministro terminou o dia num encontro com as associações juvenis, desportivas e recreativas, jovens e estudantes, para auscultar os desejos e preocupações dos munícipes.

Fernando Elísio Freire destacou os ganhos que o concelho alcançou nos últimos anos, lembrando que o Governo “já construiu uma narrativa na Cidade Velha, fruto de uma grande parceria entre o Ministério da Cultura e da Câmara Municipal, de forma a fazer com que o Património Mundial da Humanidade sirva a Cidade Velha e Cabo Verde”.

O ministro disse que o conjunto de prioridades, definido há três anos, está a acontecer neste momento, referindo-se ao projecto de requalificação da Orla Marítima na Cidade Velha e outras obras em várias localidades do município, o melhoramento da estrada para Santana, bem como o desencravamento de várias localidades que se tornou agora “uma realidade”.

“Esta forma de exercer o poder, de forma complementar entre a Câmara e o Governo, está a dar resultados visíveis para a população”, explicou o governante, que também tutela a pasta do Desporto.

Neste sector, Fernando Elísio Freire enalteceu o andamento das obras para o arrelvamento do Campo de São Martinho Grande, assim como a comparticipação do executivo na construção do pavilhão desportivo da Cidade Velha.

Revelou ainda que o Palácio da Várzea já participou na reabilitação de várias infra-estruturas desportivas em todo o município, sobretudo na questão de construção das placas desportivas, sublinhando a promessa de introduzir no concelho o programa “Mexi-Mexi” e aumentar a ligação com as escolas, para que os desportistas locais possam aproveitar o Centro de Rendimento da Cidade da Praia.

No que concerne ao desencravamento de algumas localidades, disse que esta politica passa sempre por uma parceria entre os poderes central e local e que futuramente serão definidas novas estradas a serem despregadas, no âmbito de um projecto de financiamento aos municípios, quer seja através do PRAA, quer através do Fundo do Ambiente e do Fundo do Turismo 2021/2024, que poderá abarcar a estrada de acesso a Pico Leão.

Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top