O escritor Germano Almeida deverá ser colocado em quarentena nos próximos dias pelas autoridades de saúde devido a sua participação num festival literário, Portugal, em que participou também um escritor chileno diagnosticado com o vírus.
A informação foi avançada à Inforpress pelo próprio escritor, que em conversa ao telefone, confirmou ter sido desafiado pelas autoridades de saúde, na ilha de São Vicente, para ficar em quarentena, após o regresso a Cabo Verde, no último sábado.
“Estou ainda em casa à espera que me venham buscar para fazer umas análises e que deverão ser enviadas para Dacar”, explicou Germano Almeida, que disse ainda não ter, por agora, nenhum sintoma.
O escritor cabo-verdiano, de 74 anos, participou nos últimos dias no festival literário Correntes d’Escritas, realizado de 15 a 23 de Fevereiro na Póvoa de Varzim, Portugal, onde também esteve presente o escritor chileno Luís Sepúlveda.
Luís Sepúlveda foi diagnosticado com o novo coronavírus, dias depois de ter estado em Portugal.
O diagnóstico foi confirmado, segundo o jornal Público, este sábado pelas autoridades sanitárias das Astúrias, Espanha, província onde o autor é o primeiro caso confirmado da doença.
Conforme a mesma fonte, que cita a RTP, na manhã deste domingo, também Carmen Yáñez, esposa de Luís Sepúlveda, está infectada com o novo coronavírus.
Tanto o escritor como a mulher aguardam os resultados das contra-análises.
Luis Sepúlveda, de 70 anos, e Carmen Yáñez, de 66 anos, estiveram em Portugal de 18 a 23 de Fevreiro.
Os primeiros sintomas, de acordo com o jornal La Voz de Asturias, surgiram no dia 25. O escritor só procurou ajuda médica na quinta-feira, dia 27. Por enquanto, não há nenhuma informação que indique que a infecção ocorreu em território português.
A esposa, a poetisa Carmen Yáñez, de 66 anos, também começou a apresentar sintomas de Covid-19 na mesma altura que o marido.
Ao jornal El Comércio, Yáñez afirmou, no sábado, encontrar-se “bem”.
Ambos foram transferidos para o Hospital Universitário Central das Astúrias (HUCA), em Oviedo, onde se encontram em isolamento.
Quanto a Cabo Verde, a Inforpress também teve informações que o escritor Mário Lúcio também esteve presente no mesmo festival.
Inforpress