O quarto e último dia do Carnaval, no município da Ribeira Brava em São Nicolau, ficou marcado pela confraternização entre os grupos oficiais e de animação, que transformaram o terreiro num autêntico salão de festas.
A festa começou por volta das 15 horas, com as sessões de fotografias dos Reis e Rainhas e outras figuras dos andores dos grupos oficiais, nomeadamente Copa Cabana e Estrela Azul com o público. Depois chegou a vez dos grupos de animações transmitirem as suas mensagens de uma forma satírica, social e politicamente.
O grupo de animação “Estufant”, da localidade de Talho, foi o primeiro a desfilar nas ruas da Ribeira Brava, na terça-feira 25 de Fevereiro, usando muita criatividade. Os figurantes da frente desfilaram com burros e seguidos de uma carro alegórico que trazia como figura de destaque o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump a moer o milho e uma figura de um burro a ler que simbolizava o Governo.
O responsável do grupo “Estufant”, Tomás Gomes explica que todos os anos o grupo retrata uma tradição da ilha de São Nicolau nos desfiles do Carnaval. “Nas nossas mensagens procuramos chamar atenção para aquilo que não está bem na nossa sociedade. Este ano retratamos o sistema de ensino porque muitos alunos não estão a ir à escola e, aqueles que vão, vão para estudar em livros cheios de erros. Por isso, no nosso andor trazemos uma mãe a moer o milho para mandar o seu filho, para a escola e depois o filho não encontra emprego. Contrariamente, as mães que não fazem nada, mandam os seus filhos para a escola, e que depois acham um bom emprego e não fazem nada pelo futuro de Cabo Verde. Porque quando chegam ao Governo agem como burros”.
E no caso de Trump, o responsável do Estufant diz que querem chamar atenção para a necessidade de igualdade no mundo. Tomás Gomes pede mais atenção do Governo e a Câmara Municipal para com os grupos de animação.
A festa contou também com a participação da escola Educarte do município do Tarrafal que trouxe dezenas de crianças para o desfile. Ainda do concelho do Tarrafal veio o grupo oficial Baianas com dezenas de foliões para participar na festa.
Já os grupos oficiais Copa Cabana, Estrela Azul e Brilho, todos da Ribeira Brava saíram à rua por volta das 20 horas em direcção ao Terreiro (centro da cidade) onde fizeram a festa e o público vibrar até por volta da meia-noite, altura de rumar para os salões das festas dos respectivos grupos onde a festa continuou até por volta das 8 horas desta quarta-feira 26 de Fevereiro. À semelhança dos outros dias a música alta ecoou até de manhã em toda a cidade.
De realçar que a festa de Carnaval no Terreiro, na terça-feira, especialmente, fica marcada pela presença de uma grande moldura humana que encheu por completo a rua.
Cantando e dançando ao ritmo de cada música num ambiente de festa vibrante, em que não havia competição entre os grupos, mas sim mais um convívio em que os figurantes da Estrela Azul faziam guarda de hora para os elementos de Copacabana desfilarem e vice e versa. Caso para dizer que a confraternização é a marca do Carnaval de São Nicolau e que aqui faz –se a festa do Carnaval de forma saudável.
SM
São Nicolau: Convívio entre os grupos marca último dia do carnaval em Ribeira Brava
Por
Publicado em