Dois grupos de animação carnavalesca invadiram as ruas da Ribeira Brava, em São Nicolau, na terceira noite de desfiles, que aconteceu esta segunda-feira, 24 de Fevereiro, no Terreiro daquela cidade.
“Metê Metê” e “Tchá Contecê” são os grupos que mobilizaram milhares de pessoas que deram um toque muito sui generis ao desfile Com muita batucada e criatividade à mistura, não faltando alusões de sátira social e política.
O “Metê Metê” partiu da zona de Estância de Baixo e o “Tchá Contecé” da localidade de Campinho, e cruzaram-se por volta de 23 horas no centro do Terreiro onde fizeram a festa até à meia noite. A festa contou também com participação de alguns mandingas que aqueceram o local, com alguns malabarismo de fogo.
A responsável dos “Tchá Contecê”, Eunisia Santos diz que o grupo quis chamar atenção das autoridades para os problemas que afetam São Nicolau, nomeadamente problema de transporte aéreo e marítimo. O que tem prejudicado muito os emigrantes e turistas e atrasado o desenvolvimento da ilha.
“Trazemos o tema da falta de transportes para São Nicolau. Por isso, trazemos Binter e CV Interilhas porque estes têm sido um empecilho para os nossos emigrantes que querem vir para o Carnaval. Por exemplo, na ilha do Sal estão muitos filhos de São Nicolau que queriam vir para o Carnaval mas não vêm porque têm dificuldades, sobretudo na hora do regresso”.
Por seu turno, Keven Santana do grupo “Metê Metê” diz que este ano o grupo fez uma homenagem a “Preta” um elemento do grupo falecido recentemente. Keven acrescenta ainda que, para além de críticas sociais que cada pessoa que participa no desfile transmite, no sentido de chamar atenção das autoridades para melhorar “as coisas em São Nicolau”, o grupo também transmite a mensagem de paz e boa convivência sobretudo durante o Carnaval.
O Carnaval volta às ruas da Ribeira Brava, esta terça-feira 25, com desfiles dos três grupos oficiais, grupos de animação da Ribeira Brava e Tarrafal. Contrariamente aos outros dias os desfiles começam à tarde e não à noite.
Espera-se muita festa, samba e animação no terreiro no dia que marca o ponto alto da celebração de Carnaval de São Nicolau.
SM