PUB

Cultura

Flores de Assomada faz estreia no Carnaval

O grupo Flores de Assomada (na foto, durante um ensaio) faz a sua estreia no desfile de Carnaval da próxima terça-feira, 25, e o momento promete, seja pela temática escolhida, ora pela experiência da maioria dos seus membros, provenientes do inativo Mundo Colorido, o grupo que este ano optou pela ausência decorrente de problemas de organização.
“Herdeiros de África” é o tema escolhido para o desfile deste ano, num regresso às origens e rompendo implicitamente com as temáticas dos anos anteriores, assentes em elementos generalistas, que pouco tinham a ver com a realidade de Santa Catarina e de Santiago.
É a exaltação da origem africana dos santiaguenses, mergulhando nas suas tradições e cultura, como bem expresso está pela inclusão no desfile de batucadeiras e de um grupo de tabanca, mas também de mandingas.
Os grupos de batucadeiras Txabi Nobu, de Fonte Lima, Txabi di Paraiso, de Mancholy, Mamazinha Ferreira, de Rincão, e Raiz de Brianda, de Ribeirão Manuel e Tomba Touro, juntam-se ao grupo de tabanca Boca Mato, de Palha Carga, que durante anos foi liderado pelo saudoso “comandante” José Lima. Mas também os Mandingas de Assomada, que este ano prometem inundar as ruas com os seus “gritos de guerra”.
O cortejo carnavalesco arranca do Liceu Amílcar Cabral para as ruas, por volta das 14h00, seguindo o percurso Shell, Avenida Liberdade, reta Cachoeira-Fundo Cutelo, antiga paragem para o Tarrafal, São Bento, reta da antiga EMPA, Caixa Económica e, por fim, Zona Pedonal.
Após o desfile, tem lugar um Baile de Carnaval, que se prolonga até às 21h00.
Crianças dão cor e alegria ao Carnaval
Os festejos de Carnaval começam logo pela manhã, com crianças do Pré-Escolar e do Ensino Básico Integrado (EBI), dando cor e alegria a um dia marcado pela festa.
Os jardins infantis concentram-se na Aldeia SOS, a partir das 10h30, fazendo o percurso São Bento, Avenida Liberdade, Telecom, Caixa Económica e Zona Pedonal.
As crianças do EBI juntam-se às do Pré-Escolar na Zona Pedonal.
O valor avançado pela Câmara Municipal para o Carnaval de Assomada orça em um milhão de escudos (1.000 contos), distribuído pelo grupo Flores de Assomada (300 contos), pelo EBI e pelo Pré-Escolar.

PUB

PUB

PUB

To Top