PUB

Mundo

Moçambique: “DW” apresenta Projecto "Raízes Africanas" em Maputo 

A “DW” entrega, na manhã de quarta-feira, 26,   no CCMA (Centro Cultural Moçambicano-Alemão) em Maputo (a Cidade-Capital daquele País Lusófono banhado pelo Oceano Índico), mais de 400 “pen-drives” com o material da I Edição do Projecto “Raízes Africanas” a duas universidades moçambicanas: a “Eduardo Mondlane” e a “Católica de Moçambique”.
A I Edição da “Raízes Africanas” retrata 25 personalidades que, vivendo em épocas diferentes, tiveram um papel marcante na história do continente africano. Ngungunhane, Josina Machel, Rainha Njinga, Julius Nyerere ou Amílcar Cabral são apenas algumas das personalidades retratadas neste Projecto, através de vídeos, peças de rádio e artigos “online”.
Claus Stäcker, chefe do Departamento de África da “DW”, explica que este é um Projecto que surge em resposta à elevada procura na programação da “Deutsche Welle” de assuntos relacionados com a História. “Os jovens africanos lamentam o facto de muitas das suas aulas de História serem ensinadas e fortemente influenciadas pelo ponto de vista europeu e de aprenderem pouco sobre os heróis e heroínas do seu continente”, sustenta Claus.
A série “Raízes Africana” é financiada pela Fundação alemã Gerda Henkel e realizada em parceria com historiadores africanos, contando, também, com o contributo de jornalistas especializados em África.
Michael Hanssler, presidente do Conselho da Fundação Gerda Henkel explica que “a promoção de projectos de investigação em África, que visem preservar as memórias escritas e orais, é o cerne do trabalho da Fundação”.

PUB

PUB

PUB

To Top