A cidade do Mindelo acolhe, entre 3 e 5 de Março, a VI Conferência das Marinhas e Guardas Costeiras da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa.
Este ano o evento se realiza sob o lema “O papel das marinhas/guardas costeiras no desenvolvimento dos países”.
O evento conta com as presenças das marinhas de Moçambique, Angola, Brasil, Portugal e Guiné Equatorial, assim como as guardas costeiras de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
O objectivo principal dessa conferência é promover a cooperação entre esses países, nos domínios da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, oceanos, agricultura, administração pública, segurança, assim como comunicação cultura e desporto.
De referir que no que tange à defesa, foi assinado em Setembro de 2006, o protocolo entre os países da CPLP, estabelecendo como objectivo “promover e facilitar a cooperação entre os Estados-Membros no domínio da defesa, através da sistematização e clarificação das acções”.
A cerimónia de abertura, que decorre no salão nobre dos Paços do Concelho em Mindelo, será presidida pelo Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga. Segue-se uma conferência de imprensa no mesmo local, sendo que o evento principal decorrerá no Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC), sito na Rochinha.
Mindelo acolhe a VI Conferência das Marinhas e Guardas Costeiras da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa
Por
Publicado em