O clube desportivo de Santa Catarina de Santiago, Grémio Desportivo de Nhagar, realiza na tarde deste domingo, 9, no Estádio de Cumbém, em Assomada, um torneio de futebol para ajudar os familiares do jovem Kelton Zidanne de Andrade, um dos jogadores do clube que faleceu na tarde de sexta-feira, 7, no hospital da Praia, vítima de doença.
Kelton de Andrade era estudante de 10º Ano de Escolaridade do Liceu Amílcar Cabral em Assomada.
A iniciativa surgiu dos colegas jogadores de Kelton que conheciam as dificuldades desta família e que se sensibilizaram para os ajudar, especialmente agora com a partida do jovem.
“Antes de descobrir a doença e ser internado no hospital da Praia, ele já tinha uma semana sem jogar porque não tinha chuteiras. E agora com o seu desaparecimento físico, imaginamos as dificuldades que a sua família deve estar a passar”, explica Midana Imbadji mais conhecido por “CJ Heleno”, colega de campo do Kelton.
E foi a partir desta situação, que nasceu no coração deste jovem a ideia de juntar as duas escolas desportivas de Santa Catarina, Grémio Desportivo de Nhagar e Assojuventos num torneio de futebol com três jogos (meninas e rapazes). O bilhete é um quilo de alimentos não perecíveis.
“Iniciámos às 14 horas com jogo entre as meninas de duas escolas, a seguir entraram em campo os sub14 e mais tarde, os sub18” explica CJ Heleno.
Assim, estão convidados todos os amantes do desporto de Santa Catarina incluindo também todos aqueles que têm um “espírito solidário” e que apoiam a causa social.
Os donativos arrecadados na entrada do estádio serão entregue aos familiares do falecido jogador Kelton Zidanne de Andrade.