Em declarações à imprensa para fazer o balanço da sua visita ao município, o governante congratulou-se com o facto de as obras em curso da requalificação urbana e ambiental, requalificação do património histórico [no ex-Campo de Concentração], quer através do Fundo do Turismo e Fundo do Ambiente e do PRRA estarem a gerar empregos e rendimentos para as famílias.
“Por isso é com regozijo que podemos considerar que hoje no Tarrafal está a acontecer algo interessante: uma espécie de revolução silenciosa na área do Turismo. Portanto, obviamente que os tarrafalenses estão contentes, mas precisamos divulgar cada vez mais esse produto nas outras ilhas e lá fora”, ressalvou o novel ministro do Turismo e dos Transportes.
Destacou ainda o facto de Tarrafal, além de ser um destino que tem um potencial “muito grande” na questão do sol e praia, reunir outros sub-produtos como turismo de natureza e de história, razão que o leva a afirmar que há um conjunto de sub-produtos que o torna como destino turístico mais completo do país, contrariamente do Sal e da Boa Vista.
Questionado sobre a questão da apanha de areia nas praias do Tarrafal, Carlos Santos considerou esta prática “um caso eminentemente social” por ser uma situação de falta de emprego, mas assegurou que há uma solução para isso que é a criação de emprego e de políticas de acesso ao rendimento, que aliás, lembrou, é precisamente o que o Governo está a fazer.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Nunes Soares, considerou esta primeira visita do novel ministro do Turismo e dos Transportes como “sinal claro” da tutela e do próprio executivo para aquilo que esse município do interior de Santiago representa para o turismo.
É que, segundo o autarca, o governante visita o município numa “boa altura”, tendo em conta, que segundo ele, estão a acontecer várias obras que vão catapultar Tarrafal para o crescimento e desenvolvimento a nível do turismo.
De entre as obras a serem materializados e em curso no ano que ora se inicia com destaque para o sector do turismo apontou a construção de uma ponte que dá acesso à Zona de Desenvolvimento Turístico Integrado (ZDTI) do Alto Mira, num investimento de 140 mil contos, requalificação da orla marítima, Rua Pedonal, asfaltagem da estrada Chão Bom/ centro da cidade e estrada da Fazenda.
E tendo em conta que no turismo fala-se muito da formação e na qualidade, o executivo adiantou que as obras da transformação do ex-Centro de Saúde do Tarrafal em Centro de Emprego e Formação Profissional vão estar concluídas a 10 de Fevereiro, prevendo a sua entrada em funcionamento em Março próximo. O apetrechamento do espaço, que vai dar formação aos jovens tarrafalenses e direccionado para o turismo, conta com financiamento da Cooperação Luxemburguesa e do Ministério do Turismo e Transportes.
Por tudo isso e em parceria com o sector privado, José Nunes Soares disse acreditar que Tarrafal em pouco tempo volta a ser uma “referência a nível do turismo nacional, como foi na década de 80.
Durante a sua estada no concelho do Tarrafal, Carlos Santos reuniu-se com a equipa camarária, visitou vários projectos e empreendimentos privados, e constatou “in loco” o andamento de vários projectos turísticos financiados pelo Fundo do Turismo, e ainda reuniu-se com os operadores turísticos.
Fonte: Inforpress
Tarrafal de Santiago: Ministro do Turismo satisfeito com quantidade de projectos em construção em curso no sector
Por
Publicado em