Cabo Verde está entre os países menos preparados no mundo para lidar com epidemias.
Os dados constam do Índice da Segurança Sanitária Global (Global Health Security – GHS na sigla em inglês), lançado em Outubro passado, não sendo por isso novo, mas ganhou agora novos contornos e mais visibilidade internacional, devido ao surto Coronavírus na China, que já afectou 28 países, matando 639 pessoas e infectando 31.485.
O índice coloca Cabo Verde na 146º posição, entre o total dos 195 países analisados.
A lista dos “pouco preparados” para lidar com uma epidemia é feita com base em seis critérios específicos. Prevenção, capacidade de detecção e de uma resposta “rápida” a emergências de saúde pública, análise do sistema público de saúde, nível de adesão às normas sanitárias internacionais e os riscos gerais a que o país está sujeito, no geral, como riscos sociais e económicos.
A tabela é liderada pelos Estados Unidos (o melhor preparado para lidar com epidemias, com 83,5 pontos, seguido do Reino Unido, com 77,9, e Holanda, com 75,6. No sentido inverso, a cauda da tabela é ocupada pela Coreia do Norte, com 17,5 pontos, Somália 16,6 e pela Guiné Equatorial com 16,2, sendo entre os 195 países avaliados o menos preparado para dar resposta a uma eventual epidemia.
O índice pode ser consultado aqui.
Cabo Verde entre os países "menos preparados" para lidar com epidemias – diz indíce da segurança sanitária
Por
Publicado em