As comemorações do Dia do Pescador, em Cabo Verde, têm como palco este ano a Vila de Rincão, Santa Catarina de Santiago, que acolhe dois dias de atividades, de 4 a 5 de fevereiro.
Debates, intervenções, atividades desportivas, conversa aberta, almoço popular, atividades para crianças e animação musical são algumas das actividades que constam do programa do Dia do Pescador 2020.
A efeméride vai ser celebrada sob o lema “Com os Pescadores, pelo Desenvolvimento” e tem como objetivo promover o sector das pescas, sensibilizar os pescadores e peixeiras em relação às questões ambientais, dar a conhecer as políticas públicas e as estratégicas para o desenvolvimento do sector, bem como novas técnicas de conservação e transformação do pescado.
Segundo uma nota da autarquia de Santa catarina de Santiago é de notar que Cabo Verde é um país muito rico em diversidade de peixes, conseguindo reunir espécies características das zonas temperadas da África e das Caraíbas, que dificilmente se encontram noutras regiões, sendo, no entanto, a quantidade relativamente baixa.
Contudo, a pesca é considerada um importante recurso económico, uma vez que o sector assume “relevante” papel no processo de desenvolvimento socioeconómico do país, principalmente pelas suas potencialidades na criação de emprego, na segurança alimentar e na geração de divisas através da exportação do pescado.
Santiago: Rincão acolhe actividades do Dia do Pescador
Por
Publicado em