O Primeiro-Ministro (PM), Jorge Bom Jesus, empossou três altas chefias das Forças Armadas são-tomenses, designadamente, o Coronel Olinto Paquete, investido no novo cargo de Vice-Chefe Estado Maior; o Coronel José Menezes, o novo Comandante do Exército; e o Capitão de Guerra-e-Mar, Pedro de Barros, empossado como novo Comandante da Guarda Costeira.
Segundo a Agência STP-Press, o Chefe do Governo, Bom Jesus, promoveu, também, por distinção, o Tenente-Coronel na Reserva, Albertino do Sacramento Vilhete Pereira Neto, ao posto de Coronel, ao abrigo do Decreto-Lei Nº 30/2019.
A Cerimónia de Promoção e Posse aconteceu nesta sexta-feira, 31 de Janeiro, na presença do ministro da Tutela, o Coronel Óscar Sousa, assim como, outras chefias militares daquele País Lusófono do Golfo da Guiné, bem como membros do Executivo são-tomense.
A decisão das mexidas na Chefia Militar foi tomada, há já algumas semanas, em consenso, pelo Conselho Superior da Defesa, na sua última Reunião, dirigida no Palácio Presidencial pelo Presidente da República, Evaristo Carvalho, por inerência de funções, Comandante Supremo das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe.
No seu discurso, por ocasião do Dia dos Militares São-Tomenses, no passado 6 de Setembro, Evaristo Carvalho defendeu, na altura, a “modernização” das Forças Armadas, tendo exortado o Governo a reorganizá-las, para responderem às actuais exigências do País, face aos avanços tecnológicos, resultantes do fenómeno da Globalização.
São Tomé e Príncipe: Três novos Comandantes da Chefia Militar empossados pelo PM
Por
Publicado em